quinta-feira, 14 de março de 2013

Quinta da Regaleira, Sintra | Travel Around #1

"Situada no centro histórico de Sintra, a Quinta Regaleira é dos mais belos exemplares da arte revivalista do princípio do século XX. O esplendor romântico dos jardins e da mata concilia-se com a minuciosa guarnição neomanuelina de edificações tão singulares como o Palácio dos Milhões ou a Capela, sem esquecer a imponência enigmática do poço iniciático, das grutas, dos subterrâneos, dos lagos e das áleas. Os vários elementos da Regaleira casam-se na mesma preocupação de vislumbrar o visitante e de o sensibilizar para uma eventual dimensão transcendente dos espaços que favorece a interpretação simbólica à luz das tradições e de mitos que alimentam a imaginação histórica."

Palácio da Regaleira

Não há nenhuma pessoa a quem não fale da Quinta da Regaleira que, para mim, é simplesmente um lugar mágico, místico e mítico, cheio de mistérios por desvendar e simbologias para descobrir.
Um pouco de história: o proprietário mais importante foi Carvalho Monteiro, este comprou a quinta em leilão por 25 mil reis onde construiu uma casa com a ajuda do arquiteto Luigi Marini. O objetivo era a crianção de um jardim de memória, onde tudo tem um significado. O jardim da Regaleira, embora pareça orgânico, não o é, pois foi tudo construído. Apresenta nove figuras da divindade clássica, grutas, lagos e fontes, bem como o ex-líbris da Regaleira, o Poço Iniciático - tem este nome pois está relacionado com rituais de iniciação à maçonaria.

Aprendi que, nas visitas guiadas da Quinta da Regaleira, o guia mostra apenas o caminho, somos nós que temos de fazer as próprias descobertas, a nossa viagem interior. E se não nos conhecemos, como podemos conhecer o que está do lado de fora? Este é o verdadeiro desafio, o autoconhecimento... A Regaleira é muito mais do que o imponente Palácio ou os jardins maravilhosos; nela há mistérios por desvendar, segredos por descobrir e mitos que alimentam a imaginação dos mais curiosos.



Jardim da Quinta da Regaleira


Fonte na Quinta da Regaleira

Lago na Quinta da Regaleira

Poço Iniciático

Poço Iniciático


Grutas da Regaleira

Grutas da Regaleira

Para mais informações podem consultar o respectivo site: http://www.regaleira.pt/ 
Ou a página do facebook: https://www.facebook.com/Quinta.da.Regaleira?fref=ts


                                                                                         mariajoãoguedescastanheira

Sem comentários:

Enviar um comentário