domingo, 8 de março de 2015

Ler dá sonhos | Thought of the Week #6

| Thought of the Week


Ler dá sonhos, ouviram? Sonhos!

Os livros são mágicos. Não são simplesmente feitos de folhas nem de letras. São feitos de esperanças, sonhos e oportunidades. São a história de cada um deles, contribuindo para a nossa. Sempre me disseram que nós somos os livros que lemos.
Não gosto de pessoas preguiçosas e que dizem que ler dá sono. Dá sono o tanas! Ler proporciona-nos imensas coisas boas!
A Universia - Portal das Universidades Portuguesas, referiu algumas vantagens da leitura diária. Vou enumerar sete delas.

1- Agiliza o cérebro: a leitura é um dos melhores exercícios para agilizar e manter o cérebro ativo.
2- Aumenta o conhecimento: aquilo que lemos é considerado nova informação, podendo mais tarde ser útil em alguma situação da nossa vida.
3- Exercita a memória: quando lemos um livro exercitamos a nossa memória naturalmente, ao saber informação sobre as personagens, o contexto da história. Isto permite indiretamente aumentar a nossa capacidade de memória.
4- Alarga o vocabulário: quando lemos temos a oportunidade ler palavras novas e de melhorar o nosso vocabulário, permitindo-nos assim expressar melhor.
5- Desenvolve o pensamento crítico: ao ler conseguimos estabeler ligações mais rápidas, ao supor, por exemplo, o final de um livro.
6- Reduz o stress: a leitura permite-nos afastar dos nossos problemas, nao estandando a pensar neles a toda a hora. Às vezes até nos ajuda a resolver situações na nossa vida e a permanecer-mos positivos.
7- Melhora a concentração: ao concentrarmo-nos naquilo que estamos a ler, estamos também a melhorar o nosso nível de concentração noutras ocasiões.

Estão a ver as vantagens? Então de que estão à espera? Comecem aquele livro que está na estante há imenso tempo, ou acabem de vez o livro que começaram. 

Ler dá sonhos e alarga horizontes!

Uma boa semana para todos!

8 comentários:

  1. Adorei o post! Segui :)

    http://designforstyleblog.blogspot.pt/ **

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post, eu confesso que sou uma leitora de livros "dificil", isto porque preciso apaixonar-me mesmo pelo enredo do livro para conseguir lê-lo e, quando isso acontece, devoro o livro num instante. E como dizes, ler não dá sono, dá sonhos... Já fiquei noites inteiras a ler livros porque queria continuar a acompanhar o enredo sem parar... adoro imaginar os cenários e os personagens na minha cabeça e é por isso que, quando saem filmes dos livros que leio, geralmente fico desiludida! :)
    Beijinhos,
    Telma | Fui Eu Que Disse - Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És como eu!!! Quando compro um livro tento sempre informar-me para ver se vou gostar dele ou não!

      E sim, os livros em geral são sempre melhores que os filmes!!

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Querida, amei o post! Confesso que gostaria de ler muito mais livros... É muito estimulante e divertido!
    Adoro ler vosso blog!
    Beijinhos,

    http://marimalhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mari,

      Fiquei muito contente por ter gostado do post! E obrigada por essas palavras bonitas que me alegram o dia!

      E ler é ótimo! Basta começarmos por ler algo que nos cative e motive!

      Beijinhos!

      Eliminar